Nos últimos anos, as especialidades consolidaram a digitalização dos serviços por meio do ONRTDPJ. Já são mais de 13 milhões de acessos, com a redução de prazo para serviços como a retomada de crédito de bens móveis
Um panorama detalhado da transformação digital dos cartórios de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas é revelado em publicação que reúne uma síntese dos últimos três anos, lançada pelo Operador Nacional de RTDPJ e pelo Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil – IRTDPJBrasil. A revista destaca o crescimento exponencial no uso da plataforma eletrônica e a ampliação das atribuições da especialidade, especialmente após o advento do Marco Legal das Garantias.
Em 112 páginas, a publicação apresenta dados extraídos da plataforma eletrônica gerida pelo ONRTDPJ. São números que mostram que digitalização dos cartórios é uma realidade consolidada, com impactos diretos na vida de cidadãos e empresas, que usam rotineiramente a central dos cartórios de RTDPJ.
Crescimento exponencial e abrangência nacional
A Revista RTDPJ aponta que a central eletrônica registrou mais de 13 milhões de acessos de 2019 a novembro de 2025. Esse volume reflete a crescente adesão e confiança dos brasileiros e do setor produtivo nos serviços oferecidos. O número de clientes cadastrados alcançou a marca de mais de 620 mil, entre pessoas físicas e jurídicas.
Ainda, conforme a publicação, a rede de atendimento também se expandiu significativamente, com 3.712 cartórios de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas integrados ao sistema, em todo o território nacional. Essa grande rede alcança desde as grandes metrópoles até os municípios mais remotos, democratizando o acesso a serviços essenciais dos cartórios.
Busca e apreensão extrajudicial
Um dos destaques da Revista RTDPJ é a performance do novíssimo serviço dos cartórios de RTD: a busca e apreensão extrajudicial. A plataforma do ONRTDPJ – www.rtdbrasil.org.br – recebeu, em um ano, um total de 1.341 pedidos até 31 de dezembro de 2025. Os bens envolvidos variam desde carros e motos até máquinas agrícolas.
A grande inovação está na redução dos prazos. Enquanto processos judiciais de busca e apreensão, por exemplo, podem se arrastar por anos, na via extrajudicial o prazo médio é de 60 dias, considerando todas as etapas do procedimento, desde o protocolo até a retomada do bem ou renegociação da dívida.
É importante ressaltar, conforme o levantamento de dados, que o procedimento pode ser concluído a qualquer instante, desde que o devedor entre em contato com o credor para negociar a dívida, efetuar o pagamento completo ou devolver o bem. Essa flexibilidade adiciona uma camada de humanização e negociação ao processo.
Inovação tecnológica
O sucesso da Central RTDPJ é garantido por uma série de inovações tecnológicas. Um dos destaque é o lançamento do aplicativo para celular, o E-Registro, para uso em diligências. O App que permite o registro eletrônico de documentos com validade jurídica, e a integração com o Gov.br, facilitando o acesso e a autenticação dos usuários. A solução é de uso exclusivo dos funcionários dos cartórios, estando disponível para os sistemas Android e iOS.
O presidente do ONRTDPJ e do IRTDPJBrasil, Rainey Marinho, enfatiza a importância dessa transformação. “Os projetos e ações destacados na revista são a prova de que a inovação e a tecnologia podem, de fato, desburocratizar o Brasil, trazendo benefícios tangíveis para a sociedade”, afirma.
Para Marinho, o RTDPJ está contribuindo para um sistema de registros públicos mais eficiente, transparente e acessível, alinhado às melhores práticas globais e focado nas necessidades do cidadão e do ambiente de negócios.
Fonte: Assessoria de Comunicação do IRTDPJBrasil
Associação dos Notários e Registradores do Distrito Federal - ANOREG/DF
Endereço: SCS QD 08 B. B60 SALAS 247/248, ED. VENANCIO SHOPPING
Bairro: Asa Sul Cidade: Brasília-DF CEP: 70.333-900
Telefone: (61)3321-5539 / E-mail: [email protected]



